Fórum de Discussão CREA-SP/Prefeituras do Vale do Ribeira

Fórum de Discussão CREA-SP/Prefeituras do Vale do Ribeira

No dia 09 de maio de 2017, no Rotary Club de Registro, aconteceu o IV Fórum de discussão CREA x PREFEITURAS, evento realizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira, CODIVAR, Prefeitura Municipal de Registro, CREA-SP e MUTUA-SP.

O evento contou com a presença de representantes de 13 municípios e diversas entidades, que participaram ativamente das discussões propostas.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da prefeita de Barra do Chapéu Janete Sarti do Amaral e do prefeito de Miracatu Ezigomar Pessoa Júnior, representando o CODIVAR, o Secretário de Planejamento e Obras de Registro Roberto Francelino da Silva, representando o prefeito de Registro, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira, Engenheiro Civil José Roberto Barbosa Satto, o representante do CREA-SP Roldão Pereira da Silva Júnior, e o vereador Luiz Marcelo Cameron, presidente da câmara de vereadores de Registro.

O evento iniciou-se com a abertura pelo presidente da AEAVR, Engenheiro Civil José Roberto Barbosa Satto e pronunciamento dos membros da mesa, em seguida o representante do CREA-SP Roldão Pereira da Silva Júnior justificou a ausência do presidente do CREA-SP e apresentou um breve resumo das atividades do conselho na região do Vale do Ribeira. Na primeira palestra técnica, a empresa SOLARE VARASQUIM, através de seu representante, José Miguel Varasquim, fez uma apresentação sobre ENERGIA FOTOVOLTAICA, onde apresentou um histórico da empresa, vantagens e informações técnicas sobre a implantação dessa tecnologia na região do Vale do Ribeira.

Finalizando as palestras da primeira parte do evento, o Engenheiro Agrônomo, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém e secretário municipal de Itanhaém, Vinicius Camba Almeida, apresentou uma palestra sobre o PROGRAMA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM ENFÂSE NOS MUNICÍPIOS, uma apresentação detalhada e elucidativa da legislação e implantação da legislação pelo município de Itanhaém. Como consequência da apresentação e com a anuência do palestrante, a AEAVR se comprometeu a organizar em breve, uma visita técnica para conhecer a implantação desse programa pela prefeitura de Itanhaém.

No período da tarde teve uma MESA REDONDA para discussão da implantação/revisão dos planos diretores pelos municípios. Participou da condução da mesa o Arquiteto Ruy Manoel Santos, que apresentou detalhadamente o processo de implantação de um plano diretor, com legislações e trâmites necessários. Em seguida a Engenheira Civil Sandra Areco, com vasta experiência em trabalhos em prefeituras, no setor de obras, deu sua visão referente à implantação dos planos diretores pelos municípios. O terceiro membro da mesa, Engenheiro Agrimensor José Bojczuk, diretor de obras da prefeitura de Registro, apresentou mais legislações necessárias para a implementação/consolidação do plano diretor, complementando as apresentações anteriores. Finalizando as apresentações o Geólogo Arlei Macedo, estudioso e com vasto trabalho na área de defesa civil na região do Vale do Ribeira e Baixada Santista apresentou estudos e resultados de trabalhos realizados na região, principalmente no SIG (Sistema de Informação Geográfica), que fundamenta todos os estudos nessa área. Apresentou inclusive dados reais e situações de enchentes nos municípios do Vale do Ribeira. Deixou o estudo à disposição dos municípios presentes e junto com os demais representantes da mesa, responderam todos os questionamentos dos demais participantes. Finalizando o evento o presidente da AEAVR agradeceu a participação dos profissionais e representantes das prefeituras de Registro, Itariri, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Cajati, Jacupiranga, Iguape, Sete Barras, Iporanga, Barra do Chapéu, Miracatu  e Itanhaém, que abrilhantaram o evento e contribuíram com experiências e puderam atingir o objetivo proposto pelo evento, e deixou a Associação de Engenheiros e Arquitetos à disposição das prefeituras e profissionais para participar das discussões e implantações/revisões dos planos diretores nos municípios.

Faça o download das apresentações: Apresentação SolarePLANO DIRETOR DE REGISTROApresentação Audiencia Publica PDDI

 

...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e pressione Enter para pesquisar